Questão trabalhista em Suape é motivo de debate na Alepe
A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediou na manhã desta quarta-feira (18) audiência pública para debater questões trabalhistas em Suape.
O evento foi proposto pelo deputado estadual Luciano Siqueira (PCdoB), que afirmou a importância de discutir as leis trabalhistas para que o estado não cresça unicamente no PIB. Estiveram presentes principalmente trabalhadores, representantes sindicais e advogados trabalhistas.
Luciano disse estar satisfeito com com audiência. De acordo com o deputado, o encontro serviu para deixar a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) a par do diagnóstico da situação dos trabalhadores de Suape.
As denúncias dos trabalhadores vão desde distorções salariais, demissões por justa causa sem provimento legal e cerceamento de sindicatos até casos máximos de abuso como ameças que o Movimento dos Porteiros está sofrendo por vigilantes armados.
Leonardo Mendonça, representante do Ministério Público do Trabalho, recomendou que os sindicatos movessem ações contra as empresas, já que muitas das indicações caberiam processos.
André Negromonte, superintendente regional do MPT, afirma que o corpo de auditores fiscais do ministério é insuficiente para dar conta da demanda do ambiente de Suape e, muito menos, de Pernambuco. O MPPE também necessita de mais mão de obra.
Foi sugerido que a Comissão de Cidadania e Direitos humanos visitasse Suape para interagir com as empresas vinculadas ao assunto, para que se corrija os abusos.
"Pensamos em duplicar o PIB de Pernambuco a médio prazo e Suape é o carro-chefe dessa expansão econômica. Precisamos de sindicatos fortes, Assembleia Legislativa e Ministério Público atentos para as necessidades dos trabalhadores", concluiu Luciano.
Fonte: Blog do Jamildo (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/04/18/questao_trabalhista_em_suape_e_motivo_de_debate_na_alepe_129453.php)
Nenhum comentário:
Postar um comentário