Por Clóvis Manfrini
Karl Marx nasceu na cidade de Treves, Alemanha, há 194 anos. Foi o maior cientista social de todos os tempos, fundador do materialismo histórico e dialético, que juntamente com seu amigo Friendricih Engels fundou o Socialismo Ciêntífico, a Teoria que leva a humanidade ao sistema de produção Comunista, uma sociedade sem classes sociais, sem exploração, justa e fraterna.
Marx têm milhares de textos escritos, sozinho e em parceria com Engels, entre eles a principal obra da Economia Política, mais atual que nunca, O Capital. Em O Capital Marx faz uma crítica científica do modo de produção capitalista e comprova suas contradições e sua inadequação para a sociedade humana. Baseado na mais-valia (relativa ou absoluta, roubo do trabalha alheio pelo capitalista ou empresário), o sistema de produção capitalista produz riquezas que ficam concentradas nas mãos de poucos, enquanto a maioria do povo precisa vender sua única riqueza: o trabalho.
Karl Marx, além de pesquisador brilhante e escritos singular, também foi um militante comunista exemplar, um dos fundadores da Associação Internacional dos Trabalhadores (Primeira Internacional, o primeiro partido político operário baseado em um programa científico).
Marx também foi jornalista e viveu sempre perseguido pela burguesia. Viveu na Alemanha por muito tempo, mas também em Bruxelas e Paris, sempre correndo dos seus algozes. Morreu em Londres onde seus restos mortais estão até hoje.
Após a sua morte, seu legado de vida e obra entrou para a história como Marxismo, uma Teoria social, econômica, cultural e científica que visa a derrubada do sistema capitalista e a implantação do socialismo como etapa preliminar da sociedade comunista.
Marx vive nos corações e mentes dos que vivem por uma Causa, a Causa da Revolução Socialista!
Viva Karl Marx!
Viva o Socialismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário