Total de visualizações de página

O que você acha do Blog do PCdoB em Terezinha?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Se Eleição fosse hoje, Dilma Ganharia no 1º Turno

Os números que desesperam o PSDB


Image
Dilma Rousseff
No desempenho de seu trabalho profissional de especialista em comportamento e campanhas eleitorais, o cientista político Antônio Lavareda não tinha idéia do vespeiro em que se metia quando compilou e levou ao PSDB os dados da pequisa nacional encomendada pelo partido com dados tão arrasadores para o tucanato.
Pelo levantamento, a presidenta Dilma Rousseff seria eleita, dessa vez no 1º turno, no caso de novas eleições presidenciais se ela disputasse com os mesmos candidatos do ano passado, o da oposição PSDB-DEM-PPS (e parte do PTB), José Serra, e a ex-senadora Marina Silva que concorreu pelo PV.
Em 2010 a presidenta obtreve 46,9% dos votos válidos. Se concorresse agora, teria 59% dos votos. Num novo pleito presidencial, a votação de José Serra caíria dos 32,6% obtidos por ele no ano passado para 25% e a ex-senadora Marina Silva dos 19,3% de 2010 para 15% agora.
Os dados da pesquisa do PSDB atestam, além disso, que os brasileiros o veem como um partido da elite, conservador, distante e que nada tem para sensibilizar os jovens. E que o partido perdeu feio a batalha da comunicação para o PT.
Talvez esteja aí a percepção antecipada com que o ex-presidente FHC, naquela famoso artigo de meses atrás publicado na revista Interesse Nacional, aconselhou o partido a deixar de tentar o voto do "povão" e a buscar apoios nos segmentos de classe média.

Fonte: Blog do Zé (www.zedirceu.com.br)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fotos da 17ª Conferência Estadual do PCdoB em Pernambuco

17ª Conferência Estadual PCdoB
Delegados à 17ª Conferência camaradas José Rafael e Clóvis Manfrini, juntos com o prefeito de Olinda camarada Renildo Calheiros

Camarada José Rafael, camarada Luciana Santos (deputada federal pelo PCdoB/PE), camarada Clóvis Manfrini e camarada Augusto Souto (delegado PCdoB de Garanhuns)

Camarada José Rafael, camarada Renato Rebêlo (Presidente Nacional do PCdoB), camarada Clóvis Manfrini e camarada Alanir Cardoso (Presidente Estadual do PCdoB)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

17ª Conferência Estadual do PC do B de Pernambuco

O Partido Comunista do Brasil em Pernambuco realizou a sua 17ª Conferência Estadual.
A conferência reuniu 405 delegados eleitos, que representam o Partido de 93 cidades da Região Metropolitana e do interior, além de mobilizar sete mil militantes organizados em 210 bases. Entre eles, várias lideranças políticas, professores, prefeitos, pré-candidatos, vereadores, presidentes e diretores de sindicatos e entidades juvenis, de mulheres, negros e LGBT.
O participantes debateram o projeto de resolução política, que pontua as posições partidárias diante da conjuntura nacional e internacional, a realidade política estadual e os projetos eleitorais municipais para 2012.

Na abertura da conferência, o presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez uma intervenção abordando aspectos da crise mundial do capitalismo, iniciada a partir de 2007, decorrente do quadro político internacional. “Não há economia no abstrato. Os problemas econômicos são fruto de decisões políticas. Estamos na terceira grande crise econômica, e ela está atingindo diretamente o centro do capitalismo, que são os Estados Unidos, a Europa e o Japão. Enquanto isso, a China apresenta altos índices de desenvolvimento, e o Brasil dribla a crise com uma economia que vem se solidificando”, disse.
Rabelo colocou ainda a importância da construção partidária, as tarefas do PCdoB e as chances de fortalecimento do Brasil diante da crise internacional. Saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff, que se firma enquanto liderança política ao priorizar a agenda social, com distribuição de renda, sem ceder à pressão da mídia e das elites conservadoras que tentam mudar o foco do governo federal com as denúncias de corrupção, levantando um falso antagonismo entre a era Lula e o atual governo.
Entre os acertos da presidente - que mereceram especial destaque na fala de Renato Rabelo -estão os ajustes na macroeconomia, com a redução da taxa de juros. Para encerrar, ele reforçou o papel dos movimentos sociais e das lideranças de massa no fortalecimento da luta do povo brasileiro, com autonomia de suas bandeiras históricas e da luta de categorias.
O presidente do PCdoB em Pernambuco, Alanir Cardoso, avaliou o cenário estadual como um momento estratégico para o avanço das forças progressistas, sob a liderança do governador Eduardo Campos (PSB), que tem acompanhado em Pernambuco o projeto de desenvolvimento iniciado por Lula. Ele animou os conferencistas ao citar a significativa lista de cidades do interior do estado onde o PCdoB deverá priorizar a construção de chapas próprias de vereador ou lançar candidatos a prefeito, com o objetivo de fortalecer e crescer o Partido a partir das realidades locais. Para o presidente estadual, o coletivo partidário alcançou um elevado grau de consciência dos desafios e tarefas que o PCdoB tem a construir no estado.

Um partido mais maduro e renovado

No último dia da conferência foi apresentado o balanço das atividades do comitê estadual que revelou um Partido mais fortalecido e maduro, que apoiado pela sua militância, está sempre presente nas lutas política, social e ideológica. O PCdoB tem representação organizada em 93 cidades pernambucanas e conta com mais de 13 mil filiados. “Tivemos um balaço muito positivo, mas ainda temos grandes desafios pela frente para garantir melhores resultados políticos e transformar o Brasil em um país soberano, democrático e socialmente avançado”, avaliou José Bertotti.
Após as intervenções dos delegados, a plenária aprovou o projeto final de resolução política, um instrumento de trabalho que vai nortear as atividades do comitê estadual pelos próximos dois anos. O programa prevê ações voltadas para o fortalecimento da unidade do Partido no estado e para a construção de um partido com maior protagonismo.
Para essa nova luta, o PCdoB ganhou mais um reforço. Durante a plenária, o professor Aurélio Molina assinou sua ficha de filiação ao partido e foi saudado com entusiasmo. "Sem abrir mão dos seus princípios e da sua tradição, o PCdoB é um Partido que se renova. O velho é a vanguarda desse momento político", disse Molina muito emocionado.
Ao final da plenária, os delegados elegeram o novo comitê estadual, que vai dirigir as ações do partido pelos próximos dois anos (2011-2013). Os 61 membros do partido têm a missão de fortalecer as ações do partido em todo estado.

Veja a composição do novo comitê:

1. Alanir Cardoso
2. Alcides dos Anjos Leitão – Jesus
3. Alessandro Costa Freitas
4. Alessandro Leite - Alex
5. Amanda Gondim
6. Antonieta Trindade
7. Augusto Simões
8. Carlindo Batista
9. Claudio Carraly
10. Carlos Silva – Carlinhos
11. Cida Pedrosa
12. Cristiano Ferreira
13. Edilson Fernandes
14. Fernanda Costa Lima
15. Francisco Vital
16. George Braga
17. Glauce Medeiros
18. Guido Bianchi
19. Hemilton Beserra
20. Henrique Fenelon
21. Herbert Beserra
22. Hilda Gomes
23. Inamara Mélo
24. Inês Tenório
25. Iron Mendes
26. Isadora Garcia
27. Ismael Cassimiro
28. Israel Guerra
29. Jorge Carreiro
30. José Bertotti
31. José Inácio – Zezinho
32. Tadeu Lira
33. Laudijane Domingos
34. Lícius Cavalcante
35. Luciana Santos
36. Luciano Duda
37. Luciano Moura
38. Luciano Siqueira
39. Lúcio Monteiro
40. Maksandro Souza
41. Marcelino Granja
42. Márcia Ramos
43. Marcos Siqueira
44. Marcus Sanchez
45. Moacir Paulino
46. Nelson Pereira Carvalho
47. Ossi Ferreira
48. Paulo Dantas
49. Renildo Calheiros
50. Saulo Maurício – China
51. Sidey Mamede
52. Silvana Valdevino
53. Suely Santiago
54. Sybelle Chagas
55. Thauan Fernandes
56. Thiago Modenesi
57. Thiara Milhomem
58. Thiago Delácio
59. Valéria Silva
60. Wildes Mariléia - Léa
61. Wilma Araújo

Fonte: www.pcdob.org.br

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PC do B em Garanhuns também realizou sua Conferência Municipal

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Garanhuns, realizou ontem sua Conferência Municipal com a participação de militantes do Partido (de Recife, de Garanhuns e de Terezinha), simpatizantes e convidados, entre eles os vereadores Sivaldo Albino (PPS) e Marcelo Marçal (PDT). O destaque da reunião foi a adesão do vereador Dr. Dimas Carvalho (ex-PDT) ao PC do B. O médico garanhuense falou de sua tragetória política, sempre ligada às causas populares e de sua ligação histórica com o "brizolismo" que, segundo ele, já não tem mais espaço no PDT.
Durante a Conferência, foram eleitos os membros da Comissão Política e os delegados à 17ª Conferência Estadual que acontecerá no próximo final de semana.

PCdoB/PE realiza 17ª Conferência neste final de semana

O PCdoB em Pernambuco realiza neste sábado (24) e domingo (25) a 17ª Conferência Estadual do Partido. O encontro acontece das 8h às 18h, no sábado, e das 8h30 às 15h, no domingo, no auditório do Bloco G2 da Unicap – Universidade Católica de Pernambuco. Além de militantes, filiados, amigos e simpatizantes, a conferência contará com a participação do presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, que fará intervenção sobre a conjuntura política mundial e nacional e as eleições de 2012.



Trezentos e noventa e oito delegados e delegadas representarão os 92 municípios de Pernambuco onde o Partido realizou conferências municipais. Eles serão responsáveis pela eleição dos novos membros do Comitê Estadual, que vai dirigir o PCdoB no Estado no biênio 2011-2013.

Da programação do encontro consta ainda a leitura e aprovação dos Regimentos Interno e Eleitoral; eleição da Mesa e das Comissões (Eleitoral e de Resolução), conduzidas pelo presidente do Comitê Estadual, Alanir Cardoso. O dirigente estadual fará também a apresentação dos Projetos de Resolução Política da 17ª Conferência do PCdoB/PE. No domingo, o secretário de Organização, José Bertotti, apresentará o balanço das atividades do Comitê Estadual.

Leia abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Sábado – 24/09/11

08h – Credenciamento
09h – Abertura, leitura e aprovação dos Regimentos Interno e Eleitoral; eleição da mesa e das Comissões (Eleitoral e de Resolução) da 17ª Conferência Estadual do PCdoB – Alanir Cardoso
09h30 – Intervenção política – Renato Rabelo
10h10 – Apresentação dos Projetos de Resolução Política da 17ª Conferência do PCdoB/PE – Alanir Cardoso
11h30 – Debate em Plenário
13h – Almoço
14h30 - Debate em Plenário
18h – Encerramento do primeiro dia
20h – Confraternização

Domingo – 24/09/11

08h30 – Apresentação da proposta inicial da nominata para a eleição do novo comitê estadual – Marcelino Granja
09h15 - Apresentação do balanço das atividades do Comitê Estadual – José Bertotti
09h45 - Debate em Plenário
10h – Prazo final para os delegados e delegadas entregarem à Comissão Eleitoral a nominata inicial para o próximo Comitê Estadual
12h – Eleição do novo comitê estadual
12h30 – Almoço
14h30 – Apresentação do comitê estadual eleito
15h - Encerramento da 17ª Conferência Estadual do PCdoB/PE

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eleções 2012: Terezinha terá maior Frente de Partidos da história

As movimentações para as Eleições Municipais de 2012 já começaram. Ontem, um grupo de quatro Partidos se reuniu com o prefeito Alexandre Martins para articulações visando o Pleito do ano que vem. Participaram do encontro representantes do PR, do PTB, do PSB e do PSD. Por enquanto, desse grupo, 22 nomes foram lançados como pré-candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito (o prefeito Alexandre vai tentar reeleição). Com a possível entrada do PC do B nesta Frente, será a maior Aliança política da história de Terezinha. Estão sendo reunidas forças de diversas camadas e representatividades da população terezinhense, numa Frente aglutinando partidos que fazem parte das bases dos Governos federal e estadual.

Parlamentares do PC do B são destaques no Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional deste ano. Na definição da entidade, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades no processo legislativo. Sete parlamentares do PCdoB estão entre os selecionados, inclusive os dois senadores

A bancada do PCdoB é composta de 14 deputados e dois senadores.
A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a agosto de 2011. Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

Além dos “Cabeças”, desde a sétima edição da série, o Diap divulga anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar.

Nesta nova edição, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.

Os critérios usados pelo Diap na seleção são a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Presença feminina

A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

Do grupo das deputadas mais influentes estão as deputadas Alice Portugal (BA) e Manuela d´ávila (RS) e a senadora Vanessa Grazziotin (AM), do PCdoB, além das deputadas Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Marta Suplicy (PT-SP).

Cinco categorias

O Diap identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com suas habilidades, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores e formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Os parlamentares do PCdoB escolhidos pelo Diap são os deputados Aldo Rebelo (SP), jornalista, articulador; Alice Portugal, farmacêutica bioquímica, debatedora; Daniel Almeida (BA), técnico industrial articulador; Manuela d´ávila (RS), jornalista, articuladora; Osmar Júnior (PI), professor, articulador: e os senadores Inácio Arruda (CE), servidor público, debatedor e a Vanessa Grazziotin, professora, debatedora.


Fonte: www.vermelho.org.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A educação em Cuba é exemplo para todo o mundo, principalmente para os países da América Latina

Por Clóvis Manfrini (Secretário de Organização do PC do B/Terezinha)
"200 milhões de crianças vão dormir hoje nas ruas do mundo, nenhuma é cubana!"
Essa é uma verdade que a mídia burguesa teima em não divulgar. As crianças, dentro da sociedade socialista cubana, são as que mais recebem atenção por parte do Estado Cubano. Em Cuba, todas as crianças estão nas escolas. Todas as escolas são públicas, gratuitas e de qualidade. A educação em Cuba é integral,  as crianças chegam às 9h e saem às 17h, com atividades que vão além do aprendizado curricular normal. Lá, as crianças aprendem desde cedo a prática de esportes (o que faz de Cuba uma potência mundial em competições esportivas), a prática de dança (principalmente o balé clássico e danças locais), entre outras atividades como artes e recreação.
Cuba vem resistindo ao cerco norte-americano desde 1961, quando proclamou-se República Socialista. Desde essa época, os Estados Unidos promovem um criminoso embargo comercial, proibindo até a venda de medicamentos aos cubanos que precisam pagar 10 vezes mais caro pra obter algumas medicações da Europa ou Ásia. Os principais parceiros comerciais hoje de Cuba são a China, seguida pela Venezuela e países como Espanha e Brasil.
Cuba Socialista resiste! O Partido Comunista de Cuba, partido dirigente da Revolução, vem realizando ao longo desses 50 anos, uma luta incansável contra seus inimigos internos e externos. Em Cuba, ainda hoje, é comum atos criminosos de sabotagem contra o povo cubano.
Cubanos "fogem" da Ilha e vão para Miami, sim. Estes que "fogem", são em sua maioria criminosos, assassinos, ladrões, contrabandistas, corruptos, que querem "fugir" das duras leis cubanas, que não perdoa os criminosos.
A violência em Cuba é quase inexistente. São os menores índices de criminalidade do mundo e uma das poucas polícias que não portam armas de fogo.
O povo cubano é um povo pacífico, culto (o analfabetismo foi erradicado desde os anos 60). A maioria de sua população (hoje em torno de 12 milhões de habitantes) tem formação superior. Cuba é o país da América Latina que tem o maior número de médicos por habitantes no mundo. É o país que tem o maior número de mestres e doutores na América Latina. Infelizmente, a grande mídia não mostra esses fatos e fica todo dia mostrando casos de "desrespeito aos direitos humanos". Ora, se isso tudo que foi citado não é respeito ao ser humano, então o que é?

Conferência Estadual do PC do B de Pernambuco, dias 24 e 25 de setembro: Terezinha estará presente!

A Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PC do B), que se realizará nos próximos dias 24 e 25 de setembro em Recife, contará com a presença de delegados de mais de 80 Comitês Municipais, entre eles o Comitê Municipal do PC do B que enviará dois delegados à ocasião.
Entre os temas que serão debatidos estará a questão eleitoral, onde serão discutidos os rumos do PC do B nas eleições municipais de 2012.
Em Terezinha, o PC do B lançará candidaturas próprias à Câmara Municipal em 2012.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Governistas concordam com financiamento público de campanha

O financiamento público exclusivo de campanha é consenso entre quatro partidos da base aliada: PT, PSB, PCdoB e PDT. Em reunião com o ex-presidente Lula, os presidentes das legendas concordaram com diversos pontos do texto da reforma política que tramita no Congresso Nacional. Além do financiamento público exclusivo, os partidos concordam que o eleitor terá direito de votar na lista partidária, pré-ordenada, e também em seu candidato. No entanto, o PCdoB defende que a votação seja coerente.

Partidos da base reunidos com ex-presidente Lula Partidos da base reunidos com ex-presidente Lula hoje, pela manhã / Stuckert/Instituto Lula

“É preciso haver coerência. Há um consenso quanto a lista pré-ordenada dos partidos e que o eleitor também tem o direito de escolha. Mas, seu candidato deverá ser do mesmo partido que o do voto em lista”, disse Renato Rabelo, presidente do PCdoB, durante o encontro que ocorreu na manhã de hoje, em São Paulo.

Apesar de alguns pontos divergentes, o presidente comunista avaliou o encontro como positivo e importante para que o anteprojeto passe na Comissão Especial da Reforma Política, da Câmara.

“Foi mais uma rodada de reuniões, importante, para encontrar uma unidade e fazer com que o projeto passe na comissão. A partir daí, os pontos mais divergentes serão debatidos para que se encontre novos pontos de concordância”, observou Renato Rabelo.

Com relação aos recursos públicos para financiamento de campanhas, o presidente do PT, deputado Rui Falcão, ressaltou que essa é a melhor forma de combater a corrupção. “Isso uniu todos os partidos e vai constar do relatório do Henrique Fontana [deputado do PT relator da reforma política na comissão especial para debater o assunto na Câmara]”, afirmou o presidente do PT, o deputado Rui Falcão.

Porém, há divergência sobre a divisão do fundo de campanha. Enquanto o anteprojeto do relator defende que a maior fatia (80%) seja dividida proporcionalmente ao tamanho de cada bancada, na eleição anterior, como ocorre atualmente com o fundo partidário, o PCdoB acredita que a fatia deva diminuir para 60% para que a divisão seja mais igualitária entre os partidos. “Será até um avanço para o fundo partidário, que atualmente divide somente 5%”, observou Rabelo.

Já sobre as coligações proporcionais, as legendas optaram por uma nova forma de aliança. “Foi proposto a federação, que nada mais é que uma coligação só que com tempo mínimo de duração de três anos. E poderá ser feita em qualquer estado”, explicou Rabelo.

Segundo a proposta do relator da Comissão Especial da Reforma Política, Henrique Fontana (PT-RS), também presente no encontro, para compensar a questão das coligações proporcionais, o cálculo das sobras dos partidos que não atingirem o coeficiente eleitoral – que não elegeram candidatos a deputados federal e estadual, ou vereador – entrará na conta da disputa das vagas nas eleições proporcionais (quociente eleitoral - que define os partidos ou coligações que têm direito a ocupar as vagas). "Com isso, os partidos menores também poderão se beneficiar", declarou o presidente do PCdoB.

Deborah Moreira, da redação do Vermelho, com Instituto Cidadania

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Campanha de Filiação do PC do B continua!

O Comitê Municipal do PC do B em Terezinha continua sua campanha de filiação. Até o momento (15 de setembro), conseguimos mais de 30 adesões oficiais, sem contar mais de 10 companheiros que se tornaram simpatizantes do nosso Partido. As filiações continuam chegando e quem quiser fazer parte desse novo projeto político e social em Terezinha, basta procurar um dos camaradas da Comissão Política (camaradas Erlando, Manfrini, Adriano, Professor Márcio ou Emanuel do Sindicato Rural).
Você que tem ideias novas, que quer uma sociedade justa, livre, venha para o Partido Comunista do Brasil (PC do B)!
PC do B, o Partido do Socialismo!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PC do B de Terezinha: um novo projeto político e social!

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) chega a Terezinha com força e empenho de pessoas que acreditam que a política preecisa cada vez mais de gente consciente dos seus direitos e dos seus deveres como cidadãos. O PC do B de Terezinha vai lutar, incansavelmente, pela transparência da coisa pública, buscando mecanismos que ajudem o povo terezinhense a participar da política local e interagir com seus representantes no Executivo e no Legislativo.
O PC do B de Terezinha, numa demonstração de compromisso com seus membros e simpatizantes, vai lançar candidaturas próprias à Câmara Municipal de Terezinha. Candidaturas essas que irão respeitar a vontade coletiva do Partido e respeitar as normas democráticas internas do nosso Estatuto. Serão candidaturas que irão trazer o diferencial na disputa democrática. Serão candidaturas para levantar bandeiras como desenvolvimento e justiça social, melhoria incansável da educação e desenvolvimento econômico do município.
Os camaradas do PC do B estão engajados numa luta pela renovação, pela oxigenação na política terezinhense, que já mostra mudanças significativas, com novas lideranças no Poder Municipal e que em 2012 essa renovação vai ser maior ainda, pois uma parcela significativa dos formadores de opinião terezinhenses entraram nas fileiras do Partido Comunista do Brasil.
Venha vocè também participar desse novo projeto político e social para Terezinha, se filie ao PC do B, o Partido do Socialismo!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que é o PC do B?

Por Clóvis Manfrini (Secretário de Organização do PC do B/Terezinha)

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) é um organismo de livre associação, vanguarda da classe operária e dos trabalhadores, que tem como arma teórica e prática o Marxismo-Leninismo (Teoria Científica de Marx, Engels e Lênin, além de outros revolucionários marxistas). Foi fundado em 25 de março de 1922 e reorganizado em 1962. O PC do B zela pela condução limpa dos seus militantes e filiados, combatendo o oportunismo, o individualismo e o autoritarismo. A mola-mestra do Partido é o Centralismo Democrático, elemento de unificação de todos os membros do PC do B, não sendo admitida a criação de frações ou tendências políticas internas. O Centralismo Democrático (contribuição do camarada Lênin ao marxismo) é a forma da minoria aceitar a opinião da maioria, sendo dados todos os direitos de opinião e consciência pessoais.
Como Partido do Proletariado (a classe dos assalariados), o PC do B é um Partido diferenciado, inclusive no campo da esquerda, e tem como um dos princípios a educação revolucionária dos seus membros, com o estudo (particular ou em Cursos de Formação Marxista dados pelo Partido) da Teoria Científica do Socialismo (Marxismo-Leninismo).
O PC do B em Terezinha visa a oxigenação da política local, com novas lideranças e novas visões de mundo. O Partido já nasce grande, principalmente na qualidade dos seus militantes, e vai lançar candidaturas próprias à Câmara Municipal em 2012.
O PC do B de Terezinha tem obrigação de apresentar à população terezinhense um novo estilo de fazer política, diferente das práticas usuais, que muitas vezes são tidas como "naturais".
Venha fazer parte deste novo projeto político para Terezinha!
Filie-se ao Partido Comunista do Brasil!

Mais informações, acesse o nosso site: www.pcdob.org.br

Manuela D'Ávila lidera pesquisa IBOPE em Porto Alegre

Pesquisa Ibope divulgada neste domingo (11) pelo jornal Zero Hora apresenta o cenário da disputa pela prefeitura de Porto Alegre: há dois polos consolidados, tendo a deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) à frente e o atual prefeito José Fortunati em segundo. O levantamento foi realizado com três pré-candidatos do PT, e em todos os cenários o partido fica atrás dos dois principais concorrentes.
   
Essa foi a primeira pesquisa Ibope para a prefeitura da capital. O levantamento mostra que, mesmo com a movimentação de obras para a Copa e de diversas iniciativas da prefeitura como o novo programa de recolhimento do lixo, o prefeito Fortunati aparece atrás da campeã de votos para a Câmara Federal em 2010, Manuela d'Ávila – que por enquanto concentra suas ações no trabalho do mandato em Brasília, onde dirige a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara e é vice-líder do governo Dilma. Dentre os nomes petistas está a deputada federal e atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que aparece melhor colocada.

A pesquisa apresenta sete cenários de disputa. No primeiro, em que aparecem Manuela, Fortunati e Rosário, a pré-candidata do PCdoB lidera com 27% das intenções de voto, seguida pelo prefeito, que obteve 25%. Rosário tem 18%.

Nessa primeira simulação, Manuela obtém melhor desempenho entre as mulheres (30%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (46%). Já Fortunati é mais citado pelos homens (28%) e entre os entrevistados com 50 anos ou mais (30%).

No cenário em que o nome petista é o deputado estadual Raul Pont, este aparece com 10% ou 13%, dependendo da simulação. Quando o vereador de Porto Alegre Adeli Sell é colocado como o pré-candidato do PT, o índice é de 1% das intenções de voto. O Ibope também realizou simulação sem o PT: Manuela aumenta o percentual para 35% ou para 33%, dependendo do cenário, enquanto Fortunati fica com 29% ou 28%. Esse cenário mostra uma preferência maior do eleitorado petista por Manuela.

Rejeição em geral é baixa

O Ibope também perguntou sobre o índice de rejeição dos possíveis candidatos à eleição de 7 de outubro de 2012, verificando que esta é relativamente baixa para todos os nomes. Raul Pont aparece em primeiro, com 16%, seguido por Rosário (14%), Manuela (13%), Ibsen Pinheiro (12%) e Fortunati (11%).

Realizado entre os dias 2 e 5 deste mês, e encomendado pelo Grupo RBS, o levantamento entrevistou 602 pessoas, com margem de erro de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.



Fonte: www.pcdob.org.br

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fotos da I Conferência Municipal do PC do B

 Militância e convidados

Camarada Damião Lucena, da Direção Estadual do PC do B

Camarada Damião Lucena, da Direção Estadual do PC do B
 Prefeito Alexandre Martins (PR)

Camarada Erlando Bezerra (Presidente do PC do B/Terezinha)

Camarada Adriano Campos (Comissão Política do PC do B/Terezinha)

Camarada Emanuel Alves (Comissão Política do PC do B/Terezinha)

domingo, 11 de setembro de 2011

I Conferência Municipal do PC do B/Terezinha é realizada com sucesso e participação popular!

Realizou-se ontem (10 de setembro) a I Conferência Municipal do PC do B em Terezinha com a participação da futura militância comunista terezinhense e convidados dos Partidos irmãos (PT, PTB e PR).
A Conferência, realizada no prédio da Escola Monsenhor Alfredo Dâmaso (EMAD), foi aberta oficialmente com a Apresentação do Partido Comunista do Brasil aos presentes feita pelo camarada Damião Lucena do Comitê Estadual do PC do B que destacou a caminhada de lutas do PC do B na história política brasileira e os momentos de dificuldades em que o Partido enfrentou durante a Ditadura Civil-Militar, pagando um preço alto com a morte de vários camaradas comunistas. Logo após a fala do camarada Damião, foi lido pelo camarada Clóvis Manfrini (Secretário de Organização do PC do B/Terezinha) um Informe Político do PC do B de Terezinha, dando ênfase aos aspectos históricos, econômicos, sociais, políticos e culturais de Terezinha. Participaram ainda como oradores os camaradas do PC do B/Terezinha: Adriano Campos (Vice Presidente do PC do B/Terezinha), Emanual Alves (Secretário Sindical do PC do B/Terezinha) e Erlando Bezerra (Presidente do PC do B/Terezinha), que falou sobre o momento histórico que estamos vivendo em Terezinha e deixando claro que o PC do B/Terezinha vai lançar candidaturas próprias à Câmara de Vereadores nas próximas eleições. Abrilhantaram também a Conferência os companheiros convidados, entre eles Manuel Alexandre (da Direção do PT/Terezinha), Álisson Martins (Presidente do PTB/Terezinha) e o Prefeito de Terezinha Alexandre Martins (PR) que falou de sua alegria em ver um Partido sendo formado espontâneamente por jovens e que este era seu sonho de juventude, mas que nunca realizou por conta dos tempos em que viveu, classificando como uma "ditadura silenciosa" feita por políticos que só queriam ser os donos de Terezinha. O Prefeito Alexandre também pontuou que os tempos dessa "ditadura silenciosa" acabaram em Terezinha e que agora a democracia tinha vez no município.
A presença de representates sociais na I Conferência foi outro ponto de destaque. Foi uma Conferência com ampla participação popular. Representantes do Conselho Tutelar, do Grêmio Estudantil da EMAD, das Comunidades Religiosas, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Terezinha, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Pernambuco (SINTEPE), além de diversas pessoas da classe trabalhadora terezinhense.
Durante a I Conferência Municipal do PC do B/Terezinha, foi escolhida a Comissão Política do Partido em Terezinha que ficou assim composta: Erlando Bezerra (Presidente), Adriano Campos (Vice-Presidente), Clóvis Manfrini (Secretário de Organização), Emanuel Alves (Secretário Sindical) e Márcio Roberto (Secretário de Finanças). Também foram escolhidos os delegados à Conferência Estadual do PC do B/Pernambuco que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2011.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PC do B de Terezinha (PE) realiza I Conferência Municipal

O Partido Comunista do Brasil (PC do B) realiza neste sábado, dia 10 de setembro, a partir das 14h, na EMAD (Escola Monsenhor Alfredo Dâmaso), a sua I Conferência Municipal do PC do B de Terezinha (PE). Na Conferência, entre outros assuntos, será escolhida a Comissão que dirigirá o Partido no município.
PC do B, o Partido do Socialismo!