Total de visualizações de página

O que você acha do Blog do PCdoB em Terezinha?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

7 de novembro, Dia da Revolução Socialista Russa!

Por Clóvis Manfrini 

Em 7 de novembro de 1917 (25 de outubro no antigo calendário russo), era proclamada a primeira república socialista da História, a República Socialista Federativa Russa, sob a liderança do maior revolucionário de todos os tempos, Vladimir Ilitch Ulianov (ou simplesmene Lênin).
Depois de vários anos de luta, a Revolução Russa passou por diversas etapas, iniciadas no final do século XIX. Em 1905, mesmo após a repressão do regime czarista (monarquista), os trabalhadores russos criaram os primeiros Sovietes (Conselhos, em russo) de trabalhadores. O Soviete era uma espécie de Governo paralelo, organizado e liderado pela classe trabalhadora. Com sua inteligência brilhante, Lênin, que se encontrava no exílio, conseguiu influenciar a maioria dos Sovietes e dirigi-los através de membros do Partido Operário Social Democrata Russo (Bolchevique). O POSDR (b) seria mais tarde, em 1921, batizado de Partido Comunista (Bolchevique) Russo.
Em fevereiro de 1917, a burguesia russa contrária ao czarismo deu um golpe e derrubou o czar Nicolau II. Foi a segunda etapa da revolução. Um Governo burguês foi instalado e liderado pelos mencheviques (minoria do POSDR).
Em abril de 1917, Lênin volta do exílio e lidera o processo de tomada de poder pelos bolcheviques. Pão, Terra e Liberdade, eram as três palavras que Lênin colocaria em prática para que a Revolução fosse vitoriosa. Os trabalhadores das cidades e os camponeses apoiam o Partido Bolchevique de Lênin e em 25 de outubro no antigo calendário russo (7 de novembro do atual) a Revolução Socialista Russa é vitoriosa.
O Governo Revolucionário tem Vladimir Lênin à frente que cumpre o Programa Bolchevique e realiza uma reforma agrária, dando terra aos camponeses, pão aos trabalhadores das cidades que viviam na miséria e promove a liberdade do povo que vivia há séculos na opressão czarista.
O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução de Outubro como ficou conhecida. A Rússia passou de um país atrasado, com 70% de analfabetos, vivendo numa miséria absoluta, para (já em meados da década de 1930) ser um dos países mais avançados. Em 1921, com a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Revolução alcançou mais países vizinhos. Até 1991, ano em que foi extinta, a União Soviética era a maior potência militar e industrial do mundo, sua economia era a segunda do mundo e os índices sociais eram os primeiros em vários aspectos como: saúde, educação, segurança, entre outros.
As experiências socialistas não morreram, estão aí vivas, para demonstrar que o sistema capitalista não é o melhor para o mundo. O mundo só será livre quando viver num sistema onde todos tenham oportunidade, onde todos possam usufruir das riquezas, onde todos vivam em paz.

Viva o Socialismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário