Por Clóvis Manfrini (Secretário de Organização do PCdo B em Terezinha)
O Partido Comunista do Brasil é um Partido de quase 90 anos de vida, participando desde 1922 das lutas do povo brasileiro. Foi criado em 25 de março de 1922 por nove delegados, entre eles o jornalista pernambucano Cristiano Cordeiro, representando pouco mais de 300 filiados em todo o país. Nasceu da luta operária, principalmente do Movimento Anarquista e de grupos Maximalistas (bolcheviques). Ao longo dos anos 20 e 30, o PCB (sigla adotada até 1962) passou a maior do tempo na clandestinidade, tendo sofrido perseguições com a perda de muitos militantes, inclusive membros do Partido assassinados pela repressão da Ditadura Vargas.
Após a vitória dos Aliados na Segunda Guerra e a prova de força dos comunistas soviéticos liderados pelo camarada Joseph Stálin (que foi decisivo na vitória contra a besta nazista), o PCB saiu da ilegalidade e conseguiu na época a cifra de mais de 250 mil filiados, elegendo o camarada Luiz Carlos Prestes ao Senado com votação recorde e mais 14 deputados federais (entre eles o grande camarada pernambucano de Panelas Gregório Bezerra). Mas a direita reacionária não sossegou e tirou o registro do Partido em 1947
.
Depois de anos de ilegalidade, mas com participação relativamente aberta do PCB, veio o nefasto Golpe Civil-Militar de 1964. Nesse período já existiam no Brasil dois Partidos Comunistas, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nós, do PCdoB, nos reorganizamos em fevereiro de 1962 após a guinada da União Soviética rumo ao capitalismo, o que de fato aconteceu em 1991.
O PCdoB se manteve fiel ao povo trabalhador e ao marxismo-leninismo, lutando durante a Ditadura de 64 contra o regime fascista dos militares e lançando em 1968 a Guerrilha do Araguaia que trouxe importantes resultados na questão de manutenção da identidade comunista e revolucionária do PCdoB.
Com o fim da Ditadura, o PCdob foi legalizado (em 1985) e até hoje mantém seu caráter classista, de um Partido que cresce a cada ano e não perde seu rumo Socialista, baseado na Teoria Científica de Marx, Engels, Lênin e outros revolucionários que contribuiram para o desenvolvimento da Teoria Social Marxista.
Em Terezinha, o PCdoB luta por uma sociedade mais igualitária, mais humana, com maior acesso do povo a educação, saúde, lazer, cultura e segurança.
O PCdoB em Terezinha vai lançar candidatos à Câmara Municipal em 2012 e fortalecer o Poder Popular com candidaturas que honrarão o compromisso do Partido Comunista do Brasil com o povo terezinhense.
PCdoB, um Partido forte, em expansão, de luta pelo Socialismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário